Inspetor de Pintura Industrial

Entende-se por Inspetor de Pintura N1, o profissional qualificado e certificado, segundo os requisitos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Inspetores de Pintura qualificação na PETROBRAS. A função do Inspetor de Pintura é contribuir para a garantia da qualidade de produtos e serviços que utilizam a Pintura como processo após a fabricação de equipamentos e estruturas.

O Inspetor de Pintura Nível 1 é um profissional que atua diretamente na obra ou em fábrica executando o controle e acompanhamento do processo de pintura, na preparação , durante o processo e após à finalização fazendo a medição e controle da qualidade , baseado nos parâmetros estabelecidos nas normas e instruções de execução e inspeção de pintura, enquanto o Inspetor de Pintura Nível 2, além das atribuições do Inspetor Nível 1, é o profissional responsável pela elaboração das instruções e procedimento do processo de pintura, assim como, pela qualificação deste procedimento e do pessoal responsável.

Habilitando-se a zelar pelas ações de prevenção e detecção de defeitos de pintura industrial, como prescrito nas atividades exercidas pelo Inspetor de Pintura Industrial contidas na referida Norma.

- Corrosão;
- Conceituação de Pintura e Esquema;
- Constituintes de uma Tinta;
- Propriedades Fundamentais da Película;
- Mecanismo de Formação da Película;
- Principais Mecanismos de Proteção;
- Principais Veículos;
- Principais Pigmentos;
- Solventes e Diluentes;
- Principais Tintas;
- Preparação da Superfície para Pintura;
- Principais Métodos de Aplicação;
- Aplicação de Esquemas de Pintura
- Esquemas de Pintura;
- Retoques em Esquemas de Pintura;
- Inspeção de Recebimento de Tintas;
- Controle de Qualidade;
- Falhas e Defeitos;
- Documentação do Sistema da Qualidade;
- Segurança e meio ambiente.

Definições:

A qualificação de pessoas consiste da avaliação através de exames teóricos e práticos do conhecimento dos trabalhadores baseada em critérios específicos para cada atividade.

Já a certificação de pessoas foi criada com o objetivo de se recorrer a entidades independentes que pudessem atestar competências, assegurando a qualidade dos serviços prestados.

Pré-requisitos exigidos aos candidatos à certificação:

O Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção exige que o candidato à certificação atenda aos requisitos mínimos de treinamento, aptidão física, experiência profissional e grau de escolaridade definidos nas respectivas normas de qualificação antes da realização dos exames de qualificação.

Aptidão física:

O candidato deve apresentar atestado médico que comprove possuir aptidão física satisfatória para a ocupação e nível em que deseje obter a certificação. Para cada modalidade podem ser exigidos pelo Bureau de Certificação diferentes tipos de aptidões físicas que se encontram descritos e/ou detalhados em cada norma específica de ocupação.

Treinamento:

O candidato deve comprovar, formalmente, ter obtido aproveitamento satisfatório em curso de treinamento para a ocupação e nível a qual a certificação é requerida, atendendo aos requisitos mínimos de carga horária e conteúdo descrito nas normas específicas.

Experiência Profissional e Nível de Escolaridade:

O nível de escolaridade do candidato à certificação deve ser comprovado pela apresentação ao Bureau de Certificação de cópias autenticadas de documentos, tais como: diploma, certificado de conclusão de curso ou carteira de conselho de classe.

Para a comprovação de experiência profissional são válidos: cópia autenticada de carteira profissional ou de contrato de autônomo, comprovando a atividade profissional relativa à ocupação pretendida na certificação.

Processo de certificação:

Conheça as etapas do processo de certificação do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

VALORES E TAXAS

Consulte os valores e taxas cobrados para inscrição nos processos de certificação, reconhecimento de qualificação e recertificação.

- Reconhecimento de Qualificação
- Anuidade do SNQC-CP