Inspetores Estanqueidade

A necessidade de uma perfeita estanqueidade em tanques ou tubulações contendo substâncias tóxicas que façam parte de instalações de alto risco (área química, nuclear, aeroespacial, etc.), proporcionou utilização de novos métodos capazes de detectar possíveis vazamentos de gás ou líquidos, a fim de obter uma efetiva garantia de segurança e proteção ambiental.

Os métodos aplicados no ensaio de estanqueidade são: medir Pressão ou Vácuo com alta precisão, método da Bolha, método da Variação de Pressão, detecção de vazamento por meio de Fluido Frigorígeno ou de aplicação de gás Hélio com o respectivo aparelho detector e, modernamente, a localização de vazamentos de gases e líquidos por ultra-som.

Uma das ameaças mais comuns ao meio ambiente, além de provocar acidentes, seja na área industrial, doméstica ou pública, são os vazamentos de produtos perigosos, que quando armazenados em tanques ou recipientes com falhas estruturais, produzem vazamentos de líquidos ou gases inflamáveis (indústria petrolífera), ácidos ou produtos corrosivos (indústria química), no setor de transportes (rodoviário, ferroviário e por tubulações), e tantos outros.

Portanto, como medida preventiva, no sentido de evitar tais ocorrências , o Ensaio de Estanqueidade tem sido largamente empregado em testes de componentes pressurizados ou despressurizados onde existe o risco de escape ou penetração de produtos, comprometendo o sistema de contenção, assumindo desta maneira, uma importância muito grande quando se trata da proteção ao meio ambiente, onde a flora e fauna e ainda pessoas ou populações podem ser atingidas seriamente.

Como iniciar o processo de Qualificação para se tornar um inspetor qualificado pelo sistema SNQC/Petrobrás:

O processo de qualificação envolve as seguintes etapas de avaliação:

- Análise de documentos;
- Realização de exames teóricos;
- Realização de exames práticos.

Para dar entrada no processo de qualificação será necessário seguir os seguintes passos:

1- Prepare a documentação necessária de acordo com o método, nível e subnível pretendido.

2- Envie toda a documentação necessária para o Setor de Certificação da ABENDI para o seguinte endereço:
Avenida Onze de Junho, 1317 - Vila Clementino - 04041-054.

Atenção: somente após a análise e aprovação de sua documentação o processo terá andamento, e o respectivo boleto para pagamento estará disponível para emissão.

3- Confirme sua inscrição através de pagamento via boleto bancário até sua data de vencimento.

4- Agendamento do Exame Teórico: Após confirmação da sua inscrição serão agendados os exames teóricos de acordo com a disponibilidade de vagas e número de candidatos inscritos.

Verifique aqui as datas disponíveis para o agendamento do exame

5- Agendamento do Exame Prático: Após aprovação nos exames teóricos, o candidato deverá realizar o exame prático após confirmar a inscrição nessa etapa (pagamento do exame prático).

Atenção: Os exames são agendados conforme disponibilidade de atendimento do Centro de Exames de Qualificação (CEQ) escolhido.

6- Consulte o andamento do seu processo.

7- Conclusão: Ao candidato aprovado e agora Profissional Qualificado pelo SNQC/ABENDI receberá o Certificado, Carteira e Livro de Registro conforme certificação e validade vigente.

Candidatos reprovados devem concluir em um prazo máximo de 24 meses contados a partir da primeira aprovação do exame teórico e no máximo em 03 tentativas em cada etapa.

Obs.: Normas, Procedimentos, Instruções Técnicas e Formulários disponíveis em Documentos para Download.

Fonte: http://www.abendi.org.br/index.php?w=1093&h=614