Inspetores de Termografia

A inspeção termográfica (Termografia) é uma técnica não destrutiva que utiliza os raios infravermelhos, para medir temperaturas ou observar padrões diferenciais de distribuição de temperatura, com o objetivo de propiciar informações relativas à condição operacional de um componente, equipamento ou processo. Em qualquer dos sistemas de manutenção considerados, a termografia se apresenta como uma técnica de inspeção extremamente útil, uma vez que permite: realizar medições sem contato físico com a instalação (segurança); verificar equipamentos em pleno funcionamento (sem interferência na produção); e inspecionar grandes superfícies em pouco tempo (alto rendimento).

Os aplicativos desenvolvidos para a posterior análise das informações termográficas obtidas, como a classificação de componentes elétricos defeituosos, avaliação da espessura de revestimentos e o cálculo de trocas térmicas, permitem que esses dados sejam empregados em análises preditivas.

Aplicações de termografia: Manutenção preditiva dos sistemas elétricos de empresas geradoras, distribuidoras e transmissoras de energia elétrica; Monitoramento de sistemas mecânicos como rolamentos e mancais; Vazamentos de vapor em plantas industriais; Análise de isolamentos térmicos e refratários; Monitoramentos de processos produtivos do vidro e de papel; Acompanhamento de performance de placas e circuitos eletrônicos; Pesquisas científicas de trocas térmicas, entre outras possibilidades.

Na indústria automobilística é utilizada no desenvolvimento e estudo do comportamento de pneumáticos, desembaçador do pára-brisa traseiro, no turbo, nos freios, no sistema de refrigeração, etc. Na siderurgia tem aplicação no levantamento do perfil térmico dos fundidos durante a solidificação, na inspeção de revestimentos refratários dos fornos. A indústria química emprega a termografia para a otimização do processo e no controle dos reatores e torres de refrigeração, a engenharia civil inclui a avaliação do isolamento térmico de edifícios e determina detalhes construtivos das construções como, vazamentos, etc.

Como iniciar o processo de Qualificação para se tornar um inspetor qualificado pelo sistema SNQC/Petrobrás:

O processo de qualificação envolve as seguintes etapas de avaliação:

- Análise de documentos;
- Realização de exames teóricos;
- Realização de exames práticos.

Para dar entrada no processo de qualificação será necessário seguir os seguintes passos:

1- Prepare a documentação necessária de acordo com o método, nível e subnível pretendido.

2- Envie toda a documentação necessária para o Setor de Certificação da ABENDI para o seguinte endereço:
Avenida Onze de Junho, 1317 - Vila Clementino - 04041-054.

Atenção: somente após a análise e aprovação de sua documentação o processo terá andamento, e o respectivo boleto para pagamento estará disponível para emissão.

3- Confirme sua inscrição através de pagamento via boleto bancário até sua data de vencimento.

4- Agendamento do Exame Teórico: Após confirmação da sua inscrição serão agendados os exames teóricos de acordo com a disponibilidade de vagas e número de candidatos inscritos.

Verifique aqui as datas disponíveis para o agendamento do exame

5- Agendamento do Exame Prático: Após aprovação nos exames teóricos, o candidato deverá realizar o exame prático após confirmar a inscrição nessa etapa (pagamento do exame prático).

Atenção: Os exames são agendados conforme disponibilidade de atendimento do Centro de Exames de Qualificação (CEQ) escolhido.

6- Consulte o andamento do seu processo.

7- Conclusão: Ao candidato aprovado e agora Profissional Qualificado pelo SNQC/ABENDI receberá o Certificado, Carteira e Livro de Registro conforme certificação e validade vigente.

Candidatos reprovados devem concluir em um prazo máximo de 24 meses contados a partir da primeira aprovação do exame teórico e no máximo em 03 tentativas em cada etapa.

Obs.: Normas, Procedimentos, Instruções Técnicas e Formulários disponíveis em Documentos para Download.

Fonte: http://www.abendi.org.br/index.php?w=1093&h=614