Inspetores de Líquido Penetrante

O ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para a detecção de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade tais como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, certos tipos de plásticos ou materiais organo-sintéticos. Líquidos penetrantes também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes.

O líquido penetrante é aplicado com pincel, pistola, ou com lata de aerossol ou mesmo imersão sobre a superfície a ser ensaiada , que então age por um tempo de penetração. Efetua-se a remoção deste penetrante da superfície por meio de lavagem com água ou remoção com solventes. A aplicação de um revelador (talco) irá mostrar a localização das descontinuidades superficiais com precisão e grande simplicidade embora suas dimensões sejam ligeiramente ampliadas.

Este método está baseado no fenômeno da capilaridade que é o poder de penetração de um líquido em áreas extremamente pequenas devido a sua baixa tensão superficial. O poder de penetração é uma característica bastante importante uma vez que a sensibilidade do ensaio é enormemente dependente do mesmo.

Descontinuidades em materiais fundidos tais como gota fria, trinca de tensão provocados por processos de têmpera ou revenimento, descontinuidades de fabricação ou de processo tais como trincas, costuras, dupla laminação, sobreposição de material ou ainda trincas provocadas pela usinagem, ou fadiga do material ou mesmo corrosão sob tensão, podem ser facilmente detectadas pelo método de Líquido Penetrante.

Como iniciar o processo de Qualificação para se tornar um inspetor qualificado pelo sistema SNQC/Petrobrás:

O processo de qualificação envolve as seguintes etapas de avaliação:

- Análise de documentos;
- Realização de exames teóricos;
- Realização de exames práticos.

Para dar entrada no processo de qualificação será necessário seguir os seguintes passos:

1- Prepare a documentação necessária de acordo com o método, nível e subnível pretendido.

2- Envie toda a documentação necessária para o Setor de Certificação da ABENDI para o seguinte endereço:
Avenida Onze de Junho, 1317 - Vila Clementino - 04041-054.

Atenção: somente após a análise e aprovação de sua documentação o processo terá andamento, e o respectivo boleto para pagamento estará disponível para emissão.

3- Confirme sua inscrição através de pagamento via boleto bancário até sua data de vencimento.

4- Agendamento do Exame Teórico: Após confirmação da sua inscrição serão agendados os exames teóricos de acordo com a disponibilidade de vagas e número de candidatos inscritos.

Verifique aqui as datas disponíveis para o agendamento do exame

5- Agendamento do Exame Prático: Após aprovação nos exames teóricos, o candidato deverá realizar o exame prático após confirmar a inscrição nessa etapa (pagamento do exame prático).

Atenção: Os exames são agendados conforme disponibilidade de atendimento do Centro de Exames de Qualificação (CEQ) escolhido.

6- Consulte o andamento do seu processo.

7- Conclusão: Ao candidato aprovado e agora Profissional Qualificado pelo SNQC/ABENDI receberá o Certificado, Carteira e Livro de Registro conforme certificação e validade vigente.

Candidatos reprovados devem concluir em um prazo máximo de 24 meses contados a partir da primeira aprovação do exame teórico e no máximo em 03 tentativas em cada etapa.

Obs.: Normas, Procedimentos, Instruções Técnicas e Formulários disponíveis em Documentos para Download.